Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira, 20 de junho, revelou que 59% dos brasileiros preferem trabalhar por conta própria a ter um emprego com carteira assinada. O levantamento indica uma mudança importante no perfil do trabalhador brasileiro, cada vez mais voltado à autonomia e à flexibilidade no dia a dia profissional.
Ainda segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados se sentem mais confortáveis em um emprego formal, com todos os direitos garantidos. A diferença revela que, apesar da segurança oferecida pela CLT, há um número expressivo de pessoas que busca independência, maior controle sobre o tempo e, em alguns casos, oportunidades de ganhos mais altos.
Outro dado que chama a atenção é que 31% das pessoas aceitariam trabalhar sem registro se o salário fosse maior. Por outro lado, 67% ainda preferem manter o vínculo formal, mesmo recebendo um valor mais baixo — o que mostra que estabilidade e benefícios ainda são valorizados por grande parte da população.
Essa tendência de valorização do trabalho autônomo pode estar relacionada ao crescimento do empreendedorismo, à popularização dos serviços por aplicativo e à busca por novos modelos de trabalho, como o home office e os negócios digitais.
Enquanto o mercado de trabalho se transforma, a escolha entre estabilidade e liberdade continua sendo um dos principais dilemas do profissional brasileiro.
👉 Leia mais sobre economia, trabalho e comportamento aqui no Portal Viva Agora.
Escrito por Monick Onofre Gonçalves